O Dia Mundial de Combate à Hepatite acontece todos os anos no dia 28 de julho e elege um tema para promover a conscientização sobre a hepatite viral, uma ameaça que atinge o mundo todo, e viabilizar mudanças profundas. Essa data foi escolhida porque é o aniversário do cientista Dr. Baruch Blumberg, vencedor do Prêmio Nobel e que descobriu o vírus da hepatite B (VHB) em 1967. Dois anos depois, ele desenvolveu a primeira vacina para a doença.
O tema do Dia Mundial de Combate à Hepatite deste ano é “A hepatite não pode esperar” - “Com uma pessoa morrendo a cada 30 segundos de uma doença relacionada à hepatite - mesmo na crise atual da COVID-19 –, não podemos esperar para combater a hepatite viral.”
A hepatite viral é uma das maiores ameaças globais à saúde e estima-se que cerca de 360 milhões de pessoas estejam infectadas. Entidades mundiais como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos celebram o Dia Mundial de Combate à Hepatite para promover a conscientização do problema da hepatite viral, e do que precisa ser feito para fortalecer as iniciativas de prevenção, rastreio e controle da doença.