Perguntas sobre o coronavírus
COVID-19. As respostas para suas perguntas.
Como parte da missão da Allianz Care de manter você bem de saúde e bem informado, durante a pandemia da COVID-19 (causada pelo coronavírus), vamos responder às perguntas mais comuns relacionadas a procedimentos médicos e cobertura.
É verdade que a COVID-19 não afeta crianças?
Não, infelizmente não é verdade. As crianças podem ser infectadas com a COVID-19 e elas também transmitam o coronavírus, mesmo que não apresentem sintomas. As crianças sofrem de uma forma menos severa da doença. É importante que elas também sigam as orientações de lavar as mãos, tossir na parte interna do cotovelo dobrado e praticar o distanciamento social, mesmo que pareçam saudáveis.
Posso pegar COVID-19 dos meus animais do estimação?
Existem poucas evidências de que animais possam transmitir a COVID-19 a humanos.
O coronavírus pode circular suspenso no ar?
O coronavírus é transmitido de pessoa para pessoa. Quando alguém tosse ou espirra, as gotículas aterrissam em superfícies e são tocadas pelas outras pessoas, e se espalham ainda mais. A tosse e o espirro criam um “aerossol” que pode infectar outras pessoas a menos de dois metros de distância. Daí a recomendação do distanciamento social. O vírus é transmitido quando as pessoas tocam a boca, o nariz ou os olhos com as mãos infectadas.
Posso pegar COVID-19 de alguém que já se recuperou da doença?
Esta é mais uma questão que ainda está sob pesquisa. Estudos indicam que uma pessoa pode transmitir a doença mesmo depois de se recuperar da COVID-19. No entanto, ainda não se sabe por quanto tempo. As estimativas calculam 10 dias ou mais depois que os sintomas tenham desaparecido.
Em quantos dias devo exibir sintomas depois de pegar a doença?
O período de incubação para a COVID-19 varia de dois a 14 dias. É mais comum que as pessoas comecem a exibir os sintomas mais ou menos cinco dias depois de pegar o vírus. A maioria das pessoas (cerca de 80%) terá sintomas leves e não precisará de internação.
Posso pegar coronavírus ao manusear compras do supermercado?
O risco de transmissão do coronavírus por alimentos ou embalagens é baixo. Há risco de transmissão ao visitar o supermercado para fazer a compra, por meio de contato com outras pessoas e superfícies tocadas com frequência, como os carrinhos de compras. Não se esqueça das orientações de lavar as mãos e pratique o distanciamento social no supermercado. Padrões normais de higiene e segurança devem ser seguidos ao preparar, cozinhar e consumir alimentos perecíveis, carne, frutas e vegetais frescos.
Os medicamentos para o tratamento da malária são eficientes contra o coronavírus?
Nem a cloroquina nem outros medicamentos para a malária foram aprovados para o tratamento da COVID-19. Há ensaios clínicos sendo conduzidos para determinar como a cloroquina reage em pacientes com COVID-19.
Por quanto tempo o vírus sobrevive em superfícies?
Apesar de ainda não se saber quanto tempo o vírus causador da COVID-19 sobrevive em superfícies, acredita-se que ele se comporte como outros coronavírus. Testes de laboratório demonstraram que esse tipo de vírus pode sobreviver por 24 horas sobre superfícies porosas, como papelão e papel, e até 72 horas sobre superfícies duras e brilhantes, como vidro e aço.
Em condições normais do dia a dia, o tempo que o coronavírus sobrevive em superfícies varia de acordo com outros fatores, como temperatura, umidade etc.
“É improvável que pacientes infectados pela MERS-CoV (a síndrome respiratória que surgiu no Oriente Médio em 2012) fiquem doentes novamente depois de se recuperarem, mas ainda não se sabe que a mesma imunização será observada em pacientes que sofrem de COVID-19.”
Centros para Controle e Prevenção de Doenças
Você fica imune se já pegou o coronavírus?
Como a maioria das pesquisas confirmam, uma pessoa infectada por Covid-19 está imune a infecções repetidas por pelo menos 6 meses. Recomenda-se a administração de uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 após este período. Apenas uma injeção de reforço será suficiente para induzir mais 6 a 9 meses de imunidade.
Existem medicamentos que previnem ou curam a COVID-19?
Não há evidência de qualquer medicamento disponível atualmente que possa prevenir ou curar a COVID-19. No entanto, há medicamentos sendo testados em ensaios clínicos.
Perguntas sobre as ferramentas de apoio disponíveis para você
Temos uma central de ajuda médica disponível noite e dia.
Segurados preocupados com a COVID-19 podem ligar para o nosso serviço de aconselhamento médico 24 horas por dia, sete dias por semana. Com a ajuda de uma equipe médica com grande experiência, o Medi-24 oferece aconselhamento em alemão, francês, inglês e italiano no número:
+44 (0) 208 416 3929
Central de Atendimento para questões relacionadas à cobertura ou pedido de reembolso
Nossa Central de Atendimento em vários idiomas está disponível dia e noite se você tiver perguntas sobre esses assuntos.
Webinars gratuitos
Também estamos apresentando webinars gratuitos para nossos segurados, em que eles têm a chance de fazer perguntas a nossos especialistas. Para não perder nenhum de nossos webinars, inscreva-se no nosso canal aqui.
Apoio para bem-estar mental, financeiro, físico e emocional
Os segurados podem contar com o nosso Programa de Assistência. Criado para ajudá-lo com todas as questões, problemas e preocupações da vida diária, esse serviço é oferecido por profissionais que fornecem apoio confidencial e em vários idiomas.
Perguntas sobre sua cobertura
Vocês cobrem tratamentos relacionados à COVID-19?
Sim. Todos os segurados contam com cobertura para tratamento da COVID-19 até que recebam alta no hospital ou em domicílio para esse evento grave. Tratamento experimentais ou não comprovados e tratamentos com medicamentos, incluindo a prescrição de vitaminas, não são cobertos.
Vocês já introduziram novas exclusões relacionadas à COVID-19?
Não.
Você cobre o teste da COVID-19?
Membros com sintomas de febre e tosse e que consultaram um médico que prescreveu um teste estão cobertos para testes de detecção de vírus (PCR e antígeno). Os membros que estiveram em contato próximo com uma pessoa com resultado positivo do teste da COVID-19 também estão cobertos. Para ter cobertura, o teste deve ser prescrito por um médico e realizado sob supervisão médica e em ambiente médico. Os kits de teste doméstico ou de venda livre não são cobertos. Cobriremos os custos razoáveis e habituais.
O tratamento para a infecção por COVID-19 e quaisquer complicações resultantes são cobertos, dentro dos limites da apólice. Ao fazer sua solicitação de reembolso, envie também a receita médica que confirma a suspeita do médico de que você tem COVID-19 ou contato próximo com um caso confirmado de COVID-19.
Vocês cobrem testes de detecção da COVID-19 quando necessário para viajar?
Testes relacionados a viagens que são exigidos para a entrada em certos países não são cobertos por nossas apólices, mesmo se prescritos por um médico. Nossas apólices não cobrem os custos relativos ao isolamento obrigatório ou voluntário exigido ao entrar em um país.
Vocês cobrem os custos da vacina contra a Covid-19 se eu estiver fora do meu país de residência?
Sim, nós cobriremos o custo da vacinação da Covid-19 se você tiver o benefício de vacinação em sua apólice e se a vacina não lhe for oferecida gratuitamente (ou apenas parcialmente patrocinada) pelo governo do país onde você reside. Também cobriremos o custo de uma vacina aprovada pela FDA / EMA, quando a vacina patrocinada pelo governo não for aprovada pela FDA / EMA.
Ela também deve ser aprovada e licenciada para uso na jurisdição onde está sendo solicitada, e o custo deve ser razoável e habitual naquela região.
Perguntas sobre sua cobertura
Vocês cobrem os custos da vacina contra COVID-19?
Sim, cobriremos o custo da vacina contra a Covid-19 se você tiver o benefício de vacinação em sua apólice e se não for oferecido gratuitamente (ou for apenas parcialmente patrocinado) pelo governo do país onde você reside. Também cobriremos o custo de uma vacina aprovada pela FDA (órgão americano de Administração de Alimentos e Remédios)/ EMA (Agência Europeia de Medicamentos), quando a vacina patrocinada pelo governo não for aprovada pela FDA/EMA. A vacina deve ser totalmente desenvolvida (incluindo a aprovação em todos os ensaios clínicos pré-licenciamento). Ela também deve ser aprovada e licenciada para uso na jurisdição onde está sendo solicitada e o custo deve ser razoável e habitual nessa jurisdição. Não cobriremos quaisquer custos de viagem que possam ocorrer ao usar este benefício. A cobertura da vacina estará sujeita às políticas públicas locais de saúde em termos de alocação e priorização.
Vocês cobrem os custos de uma terceira dose da vacina contra a Covid-19?
Sim, nós cobriremos o custo de uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 se você tiver o benefício da vacinação em sua apólice e não for oferecido gratuitamente (ou apenas parcialmente patrocinado) pelo governo do país onde você reside. Também cobriremos o custo de uma vacina aprovada pela FDA/EMA, quando a vacina patrocinada pelo governo não for aprovada pela FDA/EMA. A terceira dose deve ser tomada como reforço entre 6 a 9 meses após a segunda dose (ou no caso da Johnson & Johnson, após a primeira). O custo da viagem não será coberto. A vacina deve ser totalmente desenvolvida (incluindo a aprovação em todos os ensaios clínicos pré-licenciamento). Ela também deve ser aprovada e licenciada para uso na jurisdição onde está sendo solicitada, e o custo deve ser razoável e costumeiro naquela região.
Se eu for ao hospital devido a possíveis sintomas do vírus, o atendimento médico será coberto?
Sim. Se você foi aconselhado por um médico a ir ao hospital, o atendimento médico no hospital e em trânsito (por exemplo, em uma ambulância, se necessário) será coberto.
Vocês cobrem tratamento da COVID-19 em caso de isolamento e não isolamento?
Todas as infecções COVID-19 devem ser tratadas em isolamento, tanto em domicílio como no hospital.
Há cobertura para telemedicina?
Sim, incluindo custos razoáveis e costumeiros de entregas locais de medicamentos.
As consultas de TeleHealth são cobertas?
Se você tem um plano ambulatorial, cobriremos consultas ambulatoriais de telemedicina durante esse período de emergência, como uma consulta realizada por meio de Skype ou FaceTime. A telemedicina só é oferecida em países e regiões onde este serviço pode ser oferecido de acordo com a lei local.
Vocês cobrem o custo de álcool gel para as mãos e roupas de proteção?
Não, esses itens não estão cobertos.
Se eu resolver viajar agora que as restrições estão menos rígidas, ainda assim tenho cobertura para COVID-19?
Se o governo do país onde você se encontra está permitindo que as pessoas viajem nesse momento, e se o governo do país para onde você quer viajar está permitindo a entrada de pessoas, então você está coberto dentro da sua região de cobertura. Nossos termos e condições se aplicam normalmente.
Perguntas sobre evacuações e repatriações
A COVID-19 tem algum impacto nas evacuações médicas, como restrições governamentais em evacuações comuns?
É provável que sim. Se você tem cobertura para evacuações médicas, o procedimento será organizado quando o tratamento adequado não estiver disponível no local. Já identificamos fornecedores de ambulância aérea com capacidade confirmada para transportar pacientes infectados com a COVID-19 por meio de uma “bolha” de pressão negativa, que pode ser instalada na aeronave. Esta medida de segurança protege a equipe médica e a tripulação da aeronave. No entanto, alguns governos locais podem proibir evacuações internacionais e insistir no tratamento local. Isso está fora do nosso controle. Se nenhum país próximo aceitar a entrada do segurado infectado no país, este será evacuado para seu país de origem.
Tenho cobertura para uma evacuação médica para uma complicação não-relacionada à COVID-19, quando o acesso ao tratamento não estiver disponível localmente devido à superlotação dos locais de atendimento médico?
Sim. Se você tem cobertura para evacuações médicas, o procedimento será organizado caso todos os pontos abaixo se apliquem:
- O resultado para seu teste de COVID-19 foi negativo.
- As autoridades de saúde locais permitem a evacuação de pessoas não contaminadas pelo vírus.
- O país que receberá o paciente aceita a evacuação de pessoas não contaminadas pelos vírus.
Perguntas sobre pedidos de reembolso
O pagamento dos meus pedidos de reembolso será afetado pela crise da COVID-19?
Na maioria dos casos o pagamento dos pedidos de reembolso não foram afetados, no entanto, devido às medidas de quarentena e mitigação relacionadas ao COVID-19, alguns bancos estão tendo problemas em processar pagamentos na moeda local e, em alguns casos, podem ocorrer atrasos. Porém este problema está ocorrendo em pouquíssimos países.
Observe que estamos processando o pagamento dos perdido de reembolso como de costume, mas o pagamento só baterá em sua conta se o sistema bancário do país do seu banco estiver operando normalmente. Também estamos temporariamente impossibilitados de pagar os pedidos de reembolso por cheque; entretanto, tais pedidos serão pagos por transferência bancária nesse meio tempo.
Recomendamos que você use nossos Serviços Digitais MyHealth quando nos enviar seus pedidos de reembolso. Assim poderemos processar seu reembolso mais rapidamente, já que podem haver interrupções nos serviços do correio e também porque nossa equipe responsável por processar os pedidos de reembolso está operando no estilo “home office” no momento.
Perguntas sobre o impacto em nossos negócios e serviços
A capacidade de fornecer serviços aos segurados tem sofrido algum impacto?
Não. No momento, os serviços prestados a nossos segurados estão funcionando em condições normais. Para sua própria segurança, a maioria de nossos funcionários está trabalhando de casa. Eles já estavam preparados para uma situação como essa, e está tudo funcionando bem. Temos um plano robusto de continuidade de negócios em ação.
O que você está fazendo como empresa para ajudar a combater o coronavírus?
Estamos desempenhando um papel ativo na luta contra o coronavírus, não apenas pelas medidas preventivas que estamos tomando ao trabalhar em casa, mas também pelos esforços que estamos fazendo como cidadão corporativo responsável.
- Além de cuidar das necessidades de nossos próprios clientes, muitos de nossos funcionários da equipe médica têm trabalhado na linha de frente, sendo voluntários em hospitais locais durante seu tempo livre.
- Nossos colegas na Itália criaram e doaram € 60.164 para uma campanha de financiamento coletivo para construir um novo hospital em Milão dedicado ao atendimento de pacientes com COVID-19.
- Nos EUA, China e Malásia, nossos colegas doaram milhares de máscaras para serem utilizados por equipes médicas em hospitais.
- Nossa equipe em Dublin doou€ 3.400 para vários hospitais e fundações irlandesas, apoiando os profissionais da saúde que operam na linha de frente de combate ao COVID-19. Por meio de uma iniciativa criativa, nossa equipe aderiu a "sexta-feira de gala". Vestindo roupas de gala, nossos funcionários enviaram fotos de si mesmos realizando tarefas do dia a dia, como cortar a grama ou arrumar a casa. Assista ao nosso vídeo aqui.